Governo vai dobrar número de vagas para o Juventude Rural Transformadora em 2026
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Formação para jovens em agricultura familiar sustentável.
Gabriel Paulino/Secom
O governador Rafael Fonteles anunciou, durante a abertura da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que as vagas do programa Juventude Rural Transformadora serão dobradas no ano de 2026. A primeira turma selecionou 100 jovens em todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí que estão participando da formação.
“O programa Juventude Rural Transformadora foi um sucesso e no próximo ano serão 200 vagas, vamos dobrar”, declarou o governador.
O edital para seleção da segunda turma do programa será lançado no próximo ano e estará disponível nos sites da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
A formação em Agricultura Familiar Sustentável é direcionada para jovens de até 29 anos que sejam egressos de escolas famílias agrícolas (EFAs), ou que tenham formação em curso técnico ou superior em áreas agrárias ou afins. A ação é uma iniciativa da SAF em parceria com o IFPI, a Secretaria da Educação (Seduc), o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A primeira turma foi selecionada em 2024. A formação ocorre em caráter híbrido, com atuação presencial no campo, em acompanhamento aos agentes de desenvolvimento territorial da SAF, e com módulos online e presenciais de formação com professores do IFPI e do Cebrap.
Ao final do curso, os estudantes desenvolverão projetos práticos para o desenvolvimento da agricultura familiar.
O governador destacou que alunos da rede pública estão se especializando em assistência técnica rural para melhorar a capacidade produtiva do campo na agricultura familiar.
“Nós também temos 650 estudantes do Ensino Médio da escola pública em estágio na assistência técnica rural. Nós vamos passar fácil de 2 mil estudantes na escola pública fazendo estágio na assistência técnica rural. Vamos fazer um mega movimento nessa direção”, disse.
Os estudantes do Juventude Rural Transformadora estão, atualmente, em um dos módulos presenciais do encontro, em Teresina. Eles também têm participação no Seminário da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido “Luiz Eduvirgem”, que faz parte da programação da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí. A programação encerra neste sábado (25).