Complexo com novo hospital e UPA é aberto em Florianópolis; veja serviços e como chegar
Estrutura no antigo Aeroporto, na Zona Sul, foi entregue neste sábado. Atendimentos da UPA Zona Sul iniciam no domingo (2) e do hospital começam na segunda-feira (3). Primeiro hospital municipal de Florianópolis é aberto neste sábado (1)
O primeiro hospital municipal de Florianópolis foi inaugurado neste sábado (1º) e integra um complexo de saúde e serviços sociais composto por oito dispositivos públicos, incluindo Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial, ótica, entre outros espaços.
A estrutura foi montada no espaço do antigo aeroporto da capital de Santa Catarina, com acesso pela Avenida Deputado Diomício Freitas, número 3393, no bairro Carianos, na Zona Sul.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com espaço total de 13 mil metros quadrados, o Multihospital, que inicia as atividades na segunda-feira (3), estima realizar por mês 1.200 cirurgias, 30 mil exames laboratoriais e cerca de 10 mil consultas. A unidade vai funcionar em regime de hospital-dia, com permanência máxima de 12 horas do paciente.
"Além do avanço para as esperas cirúrgicas, o hospital municipal se destaca na realização de exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera, uma vez que esses procedimentos eram contratualizados anteriormente", informou a prefeitura.
A UPA Sul, transferida do bairro Rio Tavares para o complexo, começa a atender já no domingo (2) com nove consultórios, entre pediátricos e odontológicos.
Os outros dispositivos públicos previstos para o espaço serão entregues nos próximos dias. Serão eles:
Centro de Atenção Psicossocial 24 horas;
Espaço Acolher Floripa para atender integralmente crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situações de violência com serviços de assistência, saúde e segurança pública (Polícia Científica e Polícia Civil) no mesmo lugar;
Ótica Pública com oferta de óculos (lentes + armações) gratuitos para a população;
Central de Material Esterilizado;
Escola de Saúde Pública;
2ª Delegacia de Polícia da Capital com Sala Lilás.
Durante a cerimônia de abertura do hospital representantes do comitê Fica UPA Sul fizeram uma manifestação no local.
Eles temem que a transferência dos serviços para o complexo possa prejudicar o atendimento à comunidade. A intenção era entregar um documento aos gestores. A guarda municipal acompanhou o protesto.
Transporte público para e novas linhas
Com o início dos serviços e o atendimento à população, o transporte público na região ganha uma linha de ônibus exclusiva para o Multihospital.
A linha TIRIO - Multihospital, com saídas de 20 em 20 minutos em horários de pico, sai do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) seguindo direto ao novo hospital.
Ela se junta a outras seis linhas de ônibus que passam em frente ao Multihospital, com saída inicial dos terminais do Centro e do Rio Tavares. A linha 468 (Tirio/Aeroporto via Carianos) ganha 13 novos horários aos sábados e 11 aos domingos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SCFONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/06/01/multihospital-municipal-upa-florianopolis.ghtml